Vans - A História do Checkerboard 01/02/2013
O retorno do filho pródigo! Está de volta à Maze a versão icônica do clássico Vans Slip On, o Checkerboard! E para receber à altura este que é um dos grandes responsáveis pela popularização da marca, preparamos um post especial que conta um pouco da história do modelo. Ele, que ficou conhecido na década de 80 nos pés do ator Sean Penn, já foi queridinho da cena Hardcore no início dos anos 2000, e hoje, 30 anos após seu surgimento, é modelo de referência na indústria. Conheça sua trajetória:

Steve Van Doren, criador do modelo Checkerboard
Steve Van Doren, filho do co-fundador da Vans, Paul, e autor do modelo Checkerboard

A Vans surgiu em março de 1966, e já vinha ganhando popularidade nos anos 70 quando seus tênis começaram a ser usados por skatistas da cena californiana, como Stacy Peralta, que foi um dos primeiros a ter patrocínio da marca. Mas foi graças ao Checkerboard que, no começo da década de 80, ela ganhou  projeção nacional nos EUA e, em seguida, mundial. Na época, já existia o modelo Slip-On tradicional, e então Steve Van Doren, filho do co-criador da Vans, Paul, percebeu uma tendência entre os jovens de pintar com caneta preta os solados brancos de borracha de seus tênis, fazendo um quadriculado. Foi assim que, experimentando com a estampa, ele chegou ao modelo que pouco depois se tornaria ícone.

Quadriculados: tendência entre os jovens na década de 80
Quadriculados já eram tendência entre os jovens no início da década de 80

Mas como este Slip-On evoluiu rapidamente de uma inspiração em desenhos com canetinha a item de relevância iconoclasta na cultura do skate? É aí que entram Sean Penn e a Universal Studios, que no mesmo período pediu à marca alguns modelos de calçados para o compor o figurino de seu novo filme, a comédia adolescente "Fast Times at Ridgemont High", de 1982. Esta seria a primeira atuação de Penn, então com 22 anos, e foi graças a seu personagem, Jeff Spicoli, que o modelo Checkerboard virou hit entre os jovens da época. O ator aparece em boa parte do filme calçando o clássico que, 30 anos após sua revelação, mantém igual popularidade.


Sean Penn com seu checkerboard em cena do filme "Fast Times at Ridgemont High"

E aí, também ficou com vontade de homenagear este clássico? Com cabedal em canvas e a tradicional sola vulcanizada da marca, o modelo já está disponível em nossas lojas físicas e online! Um tênis ícone que não pode faltar na coleção de um bom admirador da Vans. Garanta já o seu!

Disponível nos tamanhos 34 ao 44
Valor: R$ 179,90
Falha ao localizar as informações do Twitter The remote server returned an error: (410) Gone.

Inscrever este RSS



Adidas Anti Hero Chocolate
DGK Fourstar Girl
G-Shock Huf Krew
Lakai New Balance Nike
Obey Primitive The Quiet Life
Real Stüssy Vans
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008